The Secret Annex

18 de junho de 2010 at 12:11 AM (Amsterdam)

Na semana passada terminei de ler o “Diário de Anne Frank” comprado no aeroporto de Londres a caminho de Amsterdam. Lembro-me que cheguei cedo ao aeroporto e entrei numa livraria para gastar algumas libras que tinham sobrado na carteira. Comprei um pequeno guia de Amsterdam, o diário de Anne Frank (em inglês) e um artefato que servia como marcador de livro e apoio para leitura. Já havia lido o livro na minha adolescencia, quando costumava visitar a pequena biblioteca da cidade e D. Silvana, mãe do meu querido amigo Diego, me dava dicas de bons livros.

A visita à casa onde Anne e sua família permaneceram de 1942 a 1944, escondidos durante a 2ª guerra, é, como já comentei anteriormente, um passeio que nos remete à essência do ser humano.

O mais impressionante é que, apesar da história da familia Frank e os outros 4 ocupantes do “Anexo Secreto” ser tão conhecida no mundo todo, alguns visitantes de Amsterdam simplesmente ignoram o Museu como se aquilo não fosse de muita importância. A casa permanece vazia como foi deixada após a retirada de seus ocupantes em 4 de agosto de 1944. Todos os móveis foram levados pelos alemães, e na época da abertura do museu, Otto Frank decidiu que ele deveria permanecer daquele jeito. Lá dentro há uma maquete com uma descrição de como era o espaço onde eles viveram.

A história de Anne e sua família é narrada em trechos escritos, videos, sons e fotografias. A realidade pura me trouxe uma tristeza indescritível. A mesma que senti quando terminei de ler o livro. Uma pena não poder tirar fotos… mas o que as imagens poderiam mostrar de um lugar vazio? Só mesmo estando lá para poder sentir. Procurei algumas imagens na internet para ilustrar esse post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: